Uma das primeiras decisões que se necessita tomar ao empreender é em que tipo de paradigma de negócios você vai embarcar: um padrão próprio ou em franquias. O primeiro é aquele que o próprio empreendedor cria pra seu negócio, fazendo tudo a começar por tua experiência e ideia — ou melhor, trata-se de estabelecer um empreendimento novo. Já a franquia é quando se opera um negócio sob a licença de uma marca pra utilizá-lo, de acordo com parâmetros definidos pelo franqueador.
Exemplos populares são McDonald’s, Boticário, Hearing Store, Wizard Idiomas, Subway, BR mania, para nomear alguns. Para auxiliar na decisão se vale a pena investir em franquias, elaboramos uma lista de prós e contras. Leia bem como:Iniciar um negócio próprio ou abrir uma franquia? Existe uma série de fatores que levam um empreendedor a investir em franquias.
Ao se optar por uma franquia, o franqueado prontamente recebe do franqueador todo o suporte para a estrutura de gestão, o funcionamento do negócio, indicadores e métricas da área de atuação e apoio institucional. Ou seja, há uma superior rede de segurança para o investimento. Franquias são marcas que, de alguma mandeira, agora tornaram-se famosas e têm reconhecimento do público.
- Investimento total – R$ 5 1 mil a R$ 40 1 mil
- Irei conseguir conciliar minha carreira com as moças
- Aposte em plataformas modernas
- Conduta e Obrigações do Usuário”
Mesmo franquias pequenos têm renome e maiores oportunidades de serem bem-sucedidas. O franqueador disponibiliza ao franqueado o plano de negócios que tem que ser seguido, tal como informações relevantes a respeito do funcionamento do mercado. Como as franquias prontamente têm reconhecimento, os investimentos em publicidade e marketing são pequenos, porque não há inevitabilidade de fortalecer o nome da marca com o público. Isso permite que os gastos com publicidade sejam mais focados na própria unidade, deixando a consolidação da marca com o franqueador. Como a franquia neste instante têm um público determinado e visibilidade, o retorno financeiro do investimento tende a ser de forma acelerada do que no padrão de negócio respectivo.
Mas, não existem só vantagens em ser um franqueado. O franqueado pode propor a vila em que deseja abrir a franquia, todavia a palavra desfecho pertence ao franqueador. Cabe ao franqueado apoiar ou repensar se tem que realmente investir no negócio. Existem taxas de franquia e royalties que devem ser pagos ao franqueador, mesmo se a franquia não estiver dando lucros.
Esses custos devem ser levados em conta na hora de começar a operação. Em outras franquias — como o McDonald’s – o valor de comercialização é fixo; em algumas ele é “fortemente sugerido”. De toda maneira, é mais uma ingerência direta do franqueador no negócio, que pode firmar a margem de manobra do franqueado. Existem exigências como comprovação do capital fixo e de giro pra abertura da operação, e também algumas que o franqueador poderá solicitar.